Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Você convive em união estável? CUIDADO! Pode ser namoro qualificado

Publicado por Perfil Removido
há 9 anos

Voc convive em unio estvel CUIDADO Pode ser namoro qualificado

Na sociedade hodierna é muito comum vermos casais unindo sonhos e vidas com base no amor oriundo de um relacionamento.

Daí resolvem coabitar (morar juntos), dividir despesas, afeição, sonhos, mágoas, frustrações, pretendendo num futuro próximo contrair matrimônio.

Muitos, ainda que morando juntos, seguem o tradicional ritual do namoro, noivado e consequente casamento, como sendo fases para a construção da família, maior da razão de existirem os relacionamentos.

Todavia, por opção própria, algumas vezes por serem avessos aos formalismos tradicionais ou simplesmente pela comodidade da situação, por acreditar que já convivem em união estável e estariam juridicamente protegidos em caso de ulterior rompimento deste laço, ou por outras razões quaisquer, não casam, resolvem deixar como está e manter esta situação fática no mais das vezes, consolidada.

É bastante comum ouvirmos: "Morou junto? Acabou. Está casado! Não há diferença! É a mesma coisa!".

Ocorre que muita gente desconhece que para caracterizar a união estável, há uma série de requisitos, cumulativos que devem ser observados e justamente o último deles é o responsável por transmudar uma aparente união estável em namoro qualificado.

Isso porque, para configurar a união estável é necessário, dentre uma série de outros requisitos, mas, basicamente, segundo o artigo 1.723 do Código Civil, que esteja presente a convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Em que pese muitos casais morarem partilhando o mesmo teto, dividirem despesas, trabalhos domésticos, aparentarem à sociedade como se casados fossem, se não existir o objetivo imediato de constituir família, não existirá a mencionada união estável.

É tênue a linha que difere a união estável e o namoro qualificado que somente poderá ser definida mediante a análise do caso concreto, mas as linhas para tal alcance foram definidas pelo Superior Tribunal de Justiça no julgamento do Recurso Especial nº 1454643.

Nele se relata que Mickey Mouse namorava com Minnie Minerva e no momento que Mickey recebeu uma proposta de trabalho, se mudou para a Polônia. (Os dados são omitidos por causa do segredo de justiça, razão pela qual utilizarem nomes fictícios)

Meses depois, tendo concluído curso superior e desejando estudar a língua nativa daquele país, a namorada Minnie o seguiu e foi morar com ele no mesmo imóvel. Ela acabou permanecendo mais tempo do que o previsto no exterior, pois também cursou mestrado na sua área de atuação profissional.

Tempos após, ficaram noivos. Ele comprou, com dinheiro próprio, um apartamento para servir de residência a ambos. Dois anos depois casaram e dois anos mais tarde, veio o divórcio.

O cerne da questão é que tendo em vista o regime de bens, quando Mickey comprou o apartamento, Minnie somente teria direito se fosse caracterizada a união estável e, para tanto, crendo que por ter convivido por alguns anos com Mickey, configuraria a união e poderia fazer jus à parte do apartamento, após o divórcio do casal, propôs uma ação pedindo o reconhecimento da sua união estável, no período em que morou com Mickey no exterior.

Ocorre que mediante a análise do caso, se constatou que todo o período de namoro e noivado foi uma preparação para o casamento, momento em que realmente iria ocorrer a constituição da família, de modo que por não ter estado presente, imediatamente, a intenção de "constituição de família", este período não pôde ser caracterizado como união estável.

O maior problema de se avaliar casos assim é a definição de família, conceito amplamente aberto, mutante e instável.

Mas fica o conselho, se sua intenção ao passar a "morar junto" com seu namorado (a) for o de caracterizar uma união estável, deixe claro e se cerque de provas de que a pretensão de constituição de família não é pró-futuro, mas imediata.

Como fazer isso?

Dizendo a todos que esta é sua família ora! A palavra tem poder e tão importante quanto, ser, é parecer ser.

Certa vez fui submetido a um teste e daí tive a percepção do assunto. Faça-se a pergunta, quando penso em família, o que imagino?

Se veio à sua cabeça seu pai, sua mãe e seus irmãos, este é o primeiro indício de que sua união estável não está consolidada e você poderá estar em um namoro qualificado. Mas se a resposta for, como no meu caso, eu, minha Loren e Lolita, aí meu amigo, é união estável!

Abraços a todos!


Tem dúvidas, envie um email para arthurpaivarn@gmail.com.

P. S. Filio-me à posição doutrinária de que a melhor definição que temos de família hoje é a extraída da música com este mesmo nome, "Família", da Banda Titãs. Confira a letra:

Família, famíliaPapai, mamãe, titia, Família, famíliaAlmoça junto todo dia, Nunca perde essa maniaMas quando a filha quer fugir de casaPrecisa descolar um ganha-pãoFilha de família se não casaPapai, mamãe, não dão nenhum tostãoFamília êh! Família áh!

FamíliaFamília, família Vovô, vovó, sobrinha Família, família Janta junto todo dia, Nunca perde essa mania Mas quando o nenê fica doente Procura uma farmácia de plantão O choro do nenê é estridente Assim não dá pra ver televisão Família êh! Família áh!

Família Família, família, Cachorro, gato, galinha Família, família, Vive junto todo dia, Nunca perde essa maniaA mãe morre de medo de barata O pai vive com medo de ladrão Jogaram inseticida pela casa Botaram um cadeado no portão Família êFamília áFamília

Quer ouvi-la? Click aqui: http://www.vagalume.com.br/titas/família.html

http://arthurpaivaadv.blogspot.com.br/

  • Publicações36
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3722
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-convive-em-uniao-estavel-cuidado-pode-ser-namoro-qualificado/222838023

Informações relacionadas

Julio Martins, Advogado
Artigoshá 3 anos

União Estável: Ela dorme comigo todo final de semana. Tô correndo riscos?

Direito Familiar, Operador de Direito
Artigoshá 7 anos

“Moro com meu namorado. Ele tem direito sobre meus bens?”

Emanuely Borges da Silva Ferreira, Advogado
Modeloshá 5 anos

(Modelo) NCPC - Pedido de Desarquivamento de Processo

Flávia Rodrigues, Advogado
Artigoshá 2 anos

Separação total de bens: é possível adquirir um imóvel com o meu cônjuge?

Abr Jurídico e Contabilidade, Contador
Artigoshá 6 anos

Não confunda namoro qualificado com união estável

32 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho que a pergunta deveria ser contrária: Você tem um namoro qualificado? Cuidado! Pode ser união estável ... kkkkkkkkk continuar lendo

concordo plenamente kkkkkkkkkk continuar lendo

Prezado Dr. Arthur também compartilho da sua opinião. Excelente publicação! Pois texto é claro, simples e objetivo, o que alcança a comunicação de massa e não tão somente aos operadores do direito. continuar lendo

Obrigado Anna! Essa é a intenção. Ela foi postada algum tempo atrás no meu blog: arthurpaivaadv.blogspot.com onde tento, do modo mais "desjuridacado" possível trazer algumas questões ao conhecimento público, afinal de contas, cumprimos função social de fundamental relevância à sociedade e se ainda não temos um sistema educacional capaz de dotar as pessoas dos mínimos conhecimentos jurídicos para que possam se defender, cabe a nós atuarmos de modo a suplantar essa lacuna. Abraço! continuar lendo

Concordo!
Texto muito claro, mas me surgiram dúvidas.
E quando a família já se constituiu e a relação acaba, mas mantém-se em mesmo ambiente, por conveviência para ambos?
E qual a desvantagem em ser namoro qualificado, união estável ou casamento? continuar lendo

Mariana, se as pessoas continuam a morar junto, fica difícil afirmar que a união estável findou. As provas amealhadas no curso do processo é que poderão demonstrar isso. Se ficar caracterizado o fim da união em determinada data, os bens adquiridos a partir de então, não são mais partilhados. Serão somente de quem comprou. Escrevi um artigo sobre os regimes de bens, dá uma olhada no meu blog (http://arthurpaivaadv.blogspot.com.br), pode ser que esclareça suas dúvidas. Se persistirem, estou à disposição. Abraço! continuar lendo

O autor desse texto acabou de gerar uma prova importante de que vive em união estável. Loren, minha filha, dá logo um print da página e salva, pode ser útil no futuro, rsrsrsrs... continuar lendo

kkkkkkkk. Não precisa se preocupar Verônica! Minha Loren já tem muitas provas disso. Um abraço! continuar lendo

qualquer dia desses vão inventar uma Lei para dizer o a pessoa no Brasil tem que comer, a que horas tem que dormir, se pode ter filho, não tem mais nada para inventar
desculpem pela franqueza continuar lendo

Tive a impressão, naquele vislumbre entre estar dormindo ou acordado, que já a um bom tempo somos marionetes. Os fios estarem um pouco afrouxados não significa que não existam. Eles estão lá. É só dar uma bobeada e eles fazem com que nossas mãos nos esbofeteiam. continuar lendo